Como já aprendemos nas aulas de biologia, os vírus tal como qualquer ser vivo que possua ADN sofre mutações que tanto podem ser benéficas como desvantajosas, neste caso específico do covid as mutações são vantajosas para o mesmo já que aumenta a sua transmisibilidade tal como aconteceu com a Delta.
E como ocorrem as mutações? Ao reproduzirem-se, estão a criar novas cópias do ADN e como o covid é uma pandemia mundial não faltam incubadoras para ocorrer esta reprodução o que torna a probabilidade de ocorrer mutações muito maior. Uma das maiores preocupações com a aparição de variantes deste vírus é que é muito provável que estas sejam mais resistentes ou até totalmente resistentes às atuais vacinas.
Agora que recordámos, em termos gerais, como ocorrem as mutações vamos aos factos que se sabem desta nova variante:
De acordo com a OMS esta variante é mais transmissível até mais do que a Delta mas isso ainda não foi verificado a 100%. Além disso, evidências preliminares sugerem que esta variante pode trazer um risco aumentado de reinfeção, ou seja, pessoas que anteriormente foram infetadas pelo covid serão mais facilmente infetadas com esta nova variante do que pessoas que nunca tiveram. No entanto, nenhum destes factos foram confirmados por isso teremos de aguardar por mais informações nas próximas semanas.
webgrafia: https://exame.com/ciencia/saiba-tudo-o-que-a-ciencia-ja-descobriu-sobre-a-variante-omicron/
7/12/2021
Gostei imenso do vosso post, é bastante informativo e descritivo, e esclareceu-me algumas dúvidas presentes!
ResponderEliminar