Na ética na ciência muitas coisas são importantes como a fiabilidade dos artigos que saem dos laboratórios, os princípios morais e etc. Mas no nosso post iremos focar-nos na testagem nos animais.
Das coisas mais importantes num laboratório é a garantia de que os direitos humanos e dos animais não são violados.
Falando dos animais, como todos sabemos, um dos grandes problemas é a testagem de produtos nestes seres. A testagem em animais é todo e qualquer experimento com animais cuja finalidade é a obtenção de um resultado seja de comportamento, medicamento, cosmético ou ação de substâncias químicas em geral. Geralmente os experimentos são realizados sem anestésicos, podendo ou não envolver o ato da vivissecção.”. O maior exemplo são os coelhos que são os principais alvos deste procedimentos devido aos seus olhos grandes que lhes garantem uma hipersensibilidade dos globos oculares e por isso os testes dos compostos químicos desses produtos causam uma irritabilidade muito superior à causada nos olhos humanos. Outros testes executados nestes animais são o teste de irritação dermal que consiste na aplicação de substâncias químicas em pele raspada ou ferido até que cause sangramento ou endema; O teste LD 50 , este teste de medição de toxicidade de substancias, inseridas no organismo animal através de uma sonda gástrica. Além da perfuração, há ocorrência de dores fortes e convulsões, dentre outros sintomas. As doses são administradas até que metade da população do teste morra; e por fim os testes armamentistas em que se expõe o animal a armas nucleares e químicas. E estes são apenas alguns exemplos.
O principal questionamento é a necessidade deste procedimento cruel já que as reações que ocorrem no corpo de um coelho não são as mesmas de um organismo humano e tanto pode ser na medida em que algo que faz mal ao animal e não nos faria a nós como pode ser não fazer mal aos coelhos e por isso o produto avançar para nós e acabar por ter perigo para a nossa saúde.
Aqui deixamos um vídeo sobre esta situação: Clique aqui!
Achei este post muito relevante pois estes assuntos devem ser discutidos já que estas práticas devem ser abolidas.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOlá! O tema que abordam neste post é um dos problemas atuais que mais me interessa e gostei muito de ler, mais uma vez, sobre isto. Gostaria de acrescentar que a maior parte das marcas mais conhecidas testam os seus produtos em animais e pouca gente tem noção disso, então continuam a usar, tais como : a Dove, Nivea, Pantene, Garnier, Axe, por ai fora... Devemos criar mais alarme sobre este tema, e começar a usar mais produtos naturais e que não são testados em animais, pois assim é meio caminho andado para um ambiente mais saudável e menos abuso animal. Gostei muito do vosso post, continuem com o bom trabalho.
ResponderEliminar